Ingredientes
- 1 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido
- 02 colheres (sopa) de azeite
- 01 colher (chá) de sal
- Recheio
- 04 ovos
- 02 colheres (sopa) de requeijão
- 180g de ricota OU outro queijo magro
- 06 colheres (sopa) de brócolis ralado e cru
- 02 colheres (sopa) de cenoura ralada
- 04 colheres (sopa) de palmito picadinhos
- Sal e temperos a gosto (Pimenta, orégano, alecrim, salsinha, coentro…)
Instruções
Bater o grão de bico e o azeite no processador até virar uma massa lisa e consistente.
Aqui você tem duas opções:
Fazer em uma forma de aro removível ou em formas próprias para cupcakes (fiz nessa) aquelas de silicone, sabe?
reserve.
Recheio:
Bata no liquidificador os ovos, ricota, requeijão e o sal.
Em um refratário, coloque o creme juntamente com o brócolis, cenoura, palmito e os temperos.
Distribua em cima da massa e leve ao forno pré aquecido a 180º por em média 30 minutos, espere esfriar e desenforme!
Dica: Use sua imaginação na hora de decidir qual recheio usar!
Mas vou dar uns exemplos: Espinafre, Frango, Bacalhau, Calabresa (daí a receita não fica light) hehehe…
Peguei e adaptei essa Receita do Blog da Drika…
Benefícios do Grão de Bico:
Trata-se de um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas.
Conheça algumas propriedades do grão de bico, um alimento versátil, que pode ser utilizado em dezenas de pratos diferentes.
Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, o grão de bico oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.
Por conter fibra dietética, os grãos de bico servem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, mas por sua vez é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. Então, pode reduzir o risco de sofrermos ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes cérebro vasculares.
O Grão de bico é um dos alimentos mais antigos do mundo do mundo, são 7500 anos de cultivo. Chegou ao Brasil junto com os portugueses, mas seu consumo se consagrou com os emigrantes árabes e espanhóis, já que esse grão é muito utilizado por esses povos em seus pratos típicos.
Atualmente o grão de bico está com tudo entre a galera saudável pela grande quantidade e qualidade de proteínas que possui, sendo uma ótima opção para dietas sem carne. Além disso o grão de bico é uma rica fonte de ferro, amido, fibras, fósforo, manganês e vitaminas do complexo B.
As fibras são encontradas na casca, que podem ser ingeridas sem problemas. Boa parte dessas fibras são solúveis na água, trazendo maior sensação de saciedade auxiliam no processo de emagrecimento e no funcionamento do intestino.
Pesquisas apontam que o grão de bico é capaz de reduzir o colesterol total e o ruim (LDL), provavelmente devido as altas taxas de Omega 3 e 6, substância que auxiliam também na prevenção de problemas cardiovasculares.
Aqueles que apresentam problemas com o trânsito intestinal podem comer grão de bico, por que contém uma grande quantidade de fibras. Servem para controlar a obesidade e prevenir o câncer de cólon.
Graças ao ácido fólico que o legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pode ajudar às pessoas que fumam ou consomem álcool a absorver melhor a vitamina B9.
Finalmente, ficou comprovado que a vitamina K do grão de bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos.
Poderoso, né?