Ingredientes
- 500g de salmão
- 80g de sal
- 40g de açúcar refinado
Instruções
Para preparar um salmão curado em casa é preciso apenas tempo, e o resultado final será um peixe totalmente diferente, e pronto para ser usado de varias formas. Ao curar qualquer tipo de alimento, estamos retirando água de sua composição por causa do sal, e esse é um dos motivos pela duração maior do produto, pois um “ambiente” sem água é desfavorável para bactérias e fungos.
Durante o processo de cura, é possível perceber que o salmão desidrata, ou seja, perde água (volume). Uma verdadeira transformação ocorre com o peixe, e por isso o resultado final é um salmão com textura única.
Após 24 horas, retire o salmão da geladeira, e observe ao redor a quantidade de liquido que o peixe perdeu. Lave bem em água corrente o salmão para que elimine o excesso de sal em sua superfície. Seque bem em um pano bem limpo, e utilize da maneira que desejar.
A precisão nessa receita é fundamental, uma vez que a adição de sal em excesso pode comprometer o resultado final. Caso o seu pedaço de salmão tenha mais ou menos de 500g, utilize a regra de três para adequar a proporção. 😉
O salmão curado é ideal para petiscos, saladas, sanduiches, recheios de pizza, tartines e etc. Fatie finamente, e veja o quão diferenciado ficou a textura e o sabor do salmão após a cura.
Fui buscar pela internet como fazia essa iguaria, pois experimentei, gamei e adorei! E quando fui comprar, quase caí pra trás com o precinho bem salgadinho !! hehehe
Por isso resolvi testar e fiz em casa! Deu super certo! Chega de ter que doar um rim pra comprar salmão curado! 😉